domingo, 15 de março de 2015

TERZO; NOVO SOM E NOVA FORMAÇÃO.


Entrevistamos Thiago Sepulcher, guitarrista e vocalista da banda Paraense TERZO (Trash/death/crossover). Falamos sobre o começo da banda, sobre mudança de estilo, de membros , e de planos e projetos futuros. Confira:

Pregador Zine: Como começou o Terzo? Conte-nos um pouco da história da banda.

Terzo: Como o baterista dessa banda, que inclusive é o atual baterista da Terzo Esheley Santos saiu, resolvi apresentar um projeto ao Baixista Fuvio Lisboa, que também fazia parte da "SchoolRed", ele disse que toparia. Esse projeto mais tarde se tornaria o Terzo. Resolvemos chamar, o talentoso e competente, baterista “Jean Mutilator”, que já havia me dito, tempos atrás, que curtia minhas musicas, e que um dia queria tocar comigo. "Jean" aceitou o convite na hora, e assim começamos a ensaiar ainda sem nome..., mas com 4 musicas prontas, sendo elas, "Ateu ", "saída", que era da Schoolred, " solução " e o grande hino da banda " decidir".
Depois de ensaios e ensaios, aprontamos um repertorio de mais ou menos 6 musicas  no estilo Thrash/Deathmetal. O que era mais difícil, era escolher o nome da banda, foi então que em tarde de ensaio, resolvemos parar para fazer um lanche, e eu tinha um copo, que estava escrito "Terzo”, foi então que lancei a proposta do titulo, daquele copo, virar o nome da banda, e para minha surpresa, os dois aprovaram (risos), confesso que era uma brincadeira, e essa já tem 5 anos de existência. 

Pregador Zine: Quais foram às influências da banda para determinar o estilo do som?

Terzo: Cara está ai um assunto difícil, eu realmente curto muita coisa, mas vamos lá, vou colocar aqui, algumas bandas, que são inspiração: Torture Squad, Sepultura, Municipal Wast, Deliverance, Mortification, Ratos de Porão, Testament, Destruction, living sacrifice (primeiro álbum), Taurus, entre outros... Realmente eu me inspiro em muita coisa, mas essas bandas, já são um excelente referencial. 

Pregador Zine: No inicio a banda mandava um thrash bem definido, mas observa-se algumas variações de som nas novas composições da banda. O Terzo continua sendo uma banda de thrash metal? Fale um pouco sobre assa mudança. 

Terzo: No inicio da banda fazíamos, ou tentávamos fazer (risos), Um Thrash/Deathmetal, com aquelas escalas de guitarra, cortes de prato de bateria junto com os riffs, e com certeza com o vocal rasgado e gultural, clichê de Thrash/Death. Passamos 5 anos tocando isso . Foi então que percebemos que os arranjos musicais estavam se tornando muito longos, enjoativos, tanto de se tocar, quanto de se ouvir. Exatamente em outubro já tinha alguns arranjos e letras prontas, apresentei o projeto aos caras, e eles toparam. Hoje tocamos um Thrash Metal /crossover, que é mistura de Hc com metal, uma fusão de som. Eu particularmente sou suspeito pra falar, mas a banda esta mais madura agora, o som esta de qualidade, apesar dos riffs de guitarra não ter aquelas técnicas toda de Metal. Continuamos fazendo musicas envolventeS, rápidas, e com certeza com palhetadas "insanas". Enfim essa é. A proposta da banda hoje em dia.

Pregador Zine: Como funciona o processo de composição da banda? 

Terzo: Acho que já perceberam que eu falei muito na primeira pessoa, nas primeiras perguntas. Sou compositor Desde 2002, os mais próximos sabem que eu tenho outros projetos além da Terzo, mas enfim, isso é um assunto totalmente paralelo. Quem faz as letras da banda e os arranjos musicais sou eu. 

Pregador Zine: Do que trata normalmente as composições da banda? 

Terzo: Eu sou bastante critico em minhas letras, a demo "Decidir” e o EP "Almas", abordam muito o tema cristão, fala daquele que veio ao mundo morrer por nós, para termos vida e liberdade, através do seu sangue derramado, Jesus Cristo. Também aborda temas sociais como , politica , violência etc. De uma maneira peculiar. Já o CD que esta sendo produzido agora "Maldito consumo" fala sobre, o consumismo no Brasil, sobre o poder que a mídia tem nos brasileiros, a violência que só aumenta, a educação precária,a saúde que é zero, e a falta de orientação do povo em uma das horas mais importantes para o futuro do País, a hora do voto.
Creio que esse CD vai ser de certa forma polemico (risos), mas muita das vezes não aceitamos escutar a verdade, e como eu sempre falo, “se o país esta do jeito que esta, grande parcela de culpa é nossa”. 

Pregador Zine: Quais são os planos futuros para banda? Previsão para lançamento desse novo CD?

Terzo: Como já disse antes, estamos trabalhando no CD que tem O titulo de "Maldito Consumo", são 10 musicas inéditas, já com o novo estilo da banda. Já a previsão, é Difícil saber, gostaríamos muito de lançá-lo antes de novembro desse ano, mas isso é. Muito relativo, infelizmente não temos uma data certa

Pregador Zine: Suas considerações finais, por favor.

Terzo: Gostaria de agradecer o "pregador zine”, pela oportunidade de contar um pouco do que é a Terzo, nossas ideias e projetos, espero que as repostas fiquem claras a todos os leitores.
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, e aos meus parceiros que me ajudaram nesses 5 anos de caminhada , "Fuvio Lisboa" e "Alison Jean", a minha mãe que infelizmente se foi, mas abriu a porta de sua casa para que esse projeto se tornasse real, a toda galera que curte nosso som, não da pra citar o nome de todos, infelizmente posso esquecer de alguém (risos), mas ai galera de Belém meu muito obrigado . Não posso esquecer da galera de Imperatriz (MA) obrigado pela força, vocês são muito receptivos e queremos voltar mais vezes aí. Enfim, a todos a queles que posso chamar de amigos, e vocês sabem galera, que valorizo demais nossas amizades, palavras não tenho pra agradecer, o Terzo são vocês!
Terzo:

Formação: AjTakashi; Baixo, Jean; Bateria, Thiago;guitarra e vocal.



Entrevista publicada em Março de 2014 para edição n°2 do PREGADOR ZINE impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário