terça-feira, 10 de março de 2015

ADORA ROCK - INICIO

Tudo começou em 2009, quando me reunir com meus amigos e companheiros de banda (na época SL23, banda que existia desde 2005, mas que poucas vezes tocava), Weverton, Alã e Wellington e resolvemos fazer um festival para que a nossa banda, na época parada, pudesse ter um espaço para tocar, já que a nossa igreja, por ser tradicional, não permitia alguns estilos musicais como o rock, por exemplo. 
No começo o festival se chamava "CABANOS FEST GOSPEL", optamos por esse nome porque era um nome que lembrava a Cabanagem, um evento politico e social muito importante para o estado do Pará e por que era realizado no bairro da Cabanagem, não queríamos também "escandalizar" os líderes da nossa igreja colocando algum nome que lembrasse o rock, até por que precisávamos do apoio deles.
Foto do primeiro festival, na época ainda chamado de "CABANOS FEST GOSPEL" em Novembro de 2009.

Por não ser um festival temático, tocavam bandas de rock, reguee, pop e até forró. O festival teve sua segunda edição em 2011, por que em 2010 tivemos problemas com uma tempestade que caiu na capital paraense e destruiu tudo, e foi perda total devido o local ser o estacionamento descoberto de uma escola pública do bairro. 

No ano seguinte (2012) o festival passou a se chamar ADORA/ROCK, que era o estilo que queríamos que o festival apresentasse e que foi uma maneira de poder atrair bandas de rock para o festival, ainda com aquele medo do "escândalo" colocávamos "/" porque o nome rock poderia surtar os religiosos da igreja, portanto era como se falacemos, "é rock e adoração".  Porem o evento foi cancelado por falta de apoio da igreja.
Primeiro cartaz do festival, mas ele não pode acontecer devido falta de apoio para sua realização.

A primeira edição com o nome "ADORA ROCK" ocorreu em 2012, depois da primeira tentativa frustrada no mês de Maio e que entendemos nossa missão que era realmente, resgatar pessoas que curtiam a cultura de rua e estavam perdidas no mundo das drogas. 
Passamos a conhecer mais pessoas que  faziam esse tipo de trabalho voltado para missão urbana, então era a hora chegada de romper com a religiosidade e praticar o que eu chamo de "meu verdadeiro chamado". 

Primeiro cartaz com o nome "ADORA ROCK" 2012


O nome apareceu da ideia de fazer um festival para atrair roqueiros, na época queríamos meio que chocar o sistema religioso da minha igreja  que repetia insistentemente que o rock era do diabo. 
Surgiu, por vontade de Deus, soa como uma ordem ao rock; “Adora rock!”, e desde então, o rock com toda sua rebeldia peculiar, tem se prostrado e adorado ao seu verdadeiro criador, o Senhor Jesus. 

Na logo a caveira simboliza a essência, a igualdade, onde todos nós somos iguais.


A edição de 2012 aconteceu no dia 02 de novembro, na casa de shows Centauros, no bairro da Cabanagem, Belém/PA. Contou com cinco bandas, devido a ausência da banda “Área 361”.
 A abertura ficou por conta da extinta banda JC4, logo depois a apresentação de Ícaro de Oliveira, em seguida a banda RxTx4 
que era a minha banda na época, mandamos músicas de nosso, na época, mais recente CD “Cidade de Refúgio”.


 A 4° banda foi a Vazo Novo, que surpreendeu a todos, com uma energia contagiante de seus membros no palco, Jonas, Renan e companhia entraram  performáticos que logo chamou a atenção da galera dispersa. Com um som sujo, sem muita técnica, mas com atitude e vibração em riffs, lembrava as bandas punks dos anos 80. Fez a rapaziada chegar junto e conhecer uma música que virou single da banda; “Decisão” do seu CD “Se levante”.



E para encerra a edição de 2012 a extinta banda composta por meninas que se chamava "Clamor da Noiva". Elas mandaram musicas autorais levantaram a galera com um pop rock bem executado, com performasses empolgantes no palco.


Para nós a maior paga foi ver o lance acontecer, levar a mensagem de salvação, inspirar outras pessoas do bairro a terem forças para fazer algo por si mesmos e pelo próximo, sem precisar de apoio de igrejas e pastores com visão limitada, mas entender que cada um de nós somos ministros de Deus e que podemos ser usados, basta apenas nos esforçarmos e não ficarmos de braços cruzados. 


Fizemos novas amizades, essas que permanecem até hoje.




Por Paulo Rochha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário