quinta-feira, 19 de março de 2015

PUNK ROCK CRISTÃO - INICIO E MEIO

ORIGEM

O punk cristão surgiu no fim dos anos 70 e início dos anos 80 no "Jesus Movement", que ensentivou  instituições culturais como o Jesus People of the United States of America (JPUSA), onde se juntavam punks desiludidos com a cena e hippies que buscavam pela verdadeira paz e amor, que serviram como um trampolim para várias subculturas cristãs incluindo o movimento punk cristão. 

Primeiras reuniões nos Estados Unidos da America (JPUSA) 


MÚSICA PUNK CRISTÃ
 Baseados na fé em Jesus Cristo, no verdadeiro sentimento de mudança e em bandas com mensagens positivas, começaram a surgir às primeiras bandas da cena hardcore cristã como: Strongarm, Society's Finest, Six Feet Deep, One Bad Apple, The Crucified, Unashamed, Officer Negative, Spite of Opposition, Stavesacre, No Innocent Victim, Invazão e The Blamed.

Show de banda punk cristã americana


 O berço do punk/hardcore cristão é os Estados Unidos, mas existiam também  trabalhos na Guatemala, Porto Rico, Alemanha e no Brasil, que falaremos depois


IDEOLOGIA PUNK CRISTÃ

 Há elementos fortes do antiautoritarismo, como o combate à hipocrisia tanto do governo quanto da Igreja, que impõem regras ao povo. Uma ilustração desta é vista no conceito da anticonformidade ao mundo. Dentro desta perspectiva, a opinião do punk cristão sobre o anticonformismo é diferente da do punk não-cristão. A razão do punk cristão para o anticonformismo é encontrada no livro de Romanos na Bíblia: "Não se conforme aos padrões deste mundo, mas seja transformador…"  Porém os punks cristãos não concordam com a religião. Dizem que o cristianismo real não é uma religião (ritos e construções), porque não se baseia sobre rituais e regras. Acreditam num relacionamento com Jesus Cristo, não em uma religião. Contudo, são fortemente sustentados por um relacionamento pessoal com Jesus Cristo separado das regras e tradições. 


CENA PUNK CRISTÃ NO BRASIL

 No Brasil começaram a surgir bandas punks com temática cristã na década de 80 e 90, bandas pioneiras como Ruptura e Ressurreição no estado de São Paulo faziam um som e quebravam tabus religiosos.

Considerada a primeira banda punk cristã nacional, formada em 1989.

Meio que aos trancos e barrancos as bandas iam ganhando espaço e levando sua mensagem, a mensagem do evangelho de Cristo, onde as igrejas tradicionais não conseguiam chegar as bandas chegavam. Enfrentando o preconceito do lado dito secular com ameaças de agressão e boicotes, eram frequentes;
 

“Pôw os caras tem peito! Ameaçavam a gente para não ir tocar, e a gente ia, os caras chegavam para bater na gente e acabavam curtindo o som, agitavam todas as musicas(risos). O Kaká como sempre falava mal da sociedade, da religiosidade e pregava a palavra de Jesus, tudo ao mesmo tempo no som, ai que os caras foram percebendo que nos éramos corajosos, tínhamos peito e que  tinham que respeitar tudo isso. Não podiam impor nada para nós. E através disso tudo, muitos aceitaram a palavra de Jesus, e aceitam até hoje graças a Ele.” Disse Wagner guitarrista da Ressurreição. 
E também do meio religioso, das igrejas tradicionais que não os reconheciam como cristãos de fato, devido o estereotipo. Isso fez com que as bandas tocassem em lugares um tanto quanto inusitados; como bares e casas noturnas, além de ruas dos subúrbios das cidades. Mas isso era algo que até facilitava para as bandas se aproximarem do público alvo. Dividindo palco com bandas da cena não-cristã, eles conseguiam evangelizar de maneira mais eficiente e comporiam sua missão.
 "No inicio o preconceito era total, na época o Roupa Nova era rock pesado. As igrejas ainda são preconceituosas, apesar de que nossa intenção nunca foi tocar em igreja e muito menos pra crente. Nem nós sabíamos o que éramos, daí nos disseram que tocávamos punk/hardcore. Comecei a rir, eu, punk?
O rótulo nunca foi uma preocupação, mas gostamos da sonoridade do punk/hardcore e também gostamos do que fazemos", comentou Venancio Junior baterista da Ruptura.

Formação original da banda Ruptura de 1989, que mantem até hoje.


A importância disso era pela vontade de fazer algo por aqueles que estavam perdidos no mundo sem conhecer a mensagem de Jesus em meio as drogas pesadas e a violência urbana que ceifava a vida de muitos jovens.

Logo da banda Ressurreição formada em 1995. 


Formação da Banda Ressurreição. 




 Desde então muitas bandas surgiram por todo o país como; Foco Nocivo, Fostismo, Refugio, Desertor, Thimoteos, Leving fogo, Protestantes HC, Crush, Crença e Fúria, Nossa Fúria, CxFxI, Militantes entre outras. 

 Conversamos com Eduardo Augusto Teixeira ex-Radioativos e Thimoteos, atual “No More Zombies”, banda de punk rock de São Paulo-SP. 
 Missionário, mantém um projeto de vídeos mensagem chamado "Curtas" acessível no youtube. Além de blogs, Podcast e outros projetos evangelísticos. 
 Produziu o documentário "Cristo Suburbano" sobre o punk rock cristão nacional com o selo independente "Cristo suburbano Record", produziu a coletânea "Cristo Suburbano Vol.1" com bandas de todo o Brasil pelo mesmo selo. E contou-nos um pouco da sua vivência de aproximadamente vinte anos, sendo autor e testemunha da cena punk nacional nos anos primordiais em São Paulo.

Eduardo Teixeira, ex-Radioativos e Thimoteos, atual No more Zombies.

Pregador Zine: Poderia me contar um pouco de como foi o começo do punk, conhece os caras da Ressurreição e Ruptura?

R: Eu conheço sim, mais os caras da Ressurreição, o vocal Kaká no antigo CMF quando o Batista (Antidemon), era o líder.

Pregador Zine: Como começou a cena Punk cristã em São Paulo?

R: Meu, vou falar da minha visão de novo convertido da época.  Eu estou no evangelho de maneira aproximada, há uns 19 anos. E conheci Jesus na Renascer, em 97, se não me engano.   Eu procurava algo para ouvir, pois era um cara do hardcore, conhecia os caras do Gritando HC, já fiz rolê com alguns, e fui numa reunião do CMF, uma vigília onde tocou a banda Ruptura e o Antidemon, e nessa estava um amigo meu, o Peterson ex-punk, ele me apresentou o Kaká da Ressurreição pessoalmente.  Foi à única conversa que tive com o cara, mas eu curti bastante.  Eu observava o pessoal e via que eles falavam – “cara, você precisa ouvir essa banda!”que era a Ressurreição, era como a gente, antes de Cristo, falava com os outros amigos. Passado um curto tempo de um ano, por ter um estilo meio punk, fui convidado para cantar no Radioativos, minha primeira banda punk, fiquei nela durante dois anos.

Pregador Zine: Poderia citar as bandas da época?

R: Ressurreição, Ruptura, Arrebite na Beca, Radioativos (minha), Geração Escolhida, HxCxDxCx, pelo menos, é o que me lembro...  Tinha o pop punk do Militantes também.

Pregador Zine: A igreja Renascer teve alguma influência na cena?

R: Cara, na boa, ela foi a primeira a desenvolver um trabalho do tipo, antes disso, tinha a igreja do Tio Cássio, eu nem era convertido na época, eles que trouxeram o rock pra igreja. Bandas como o Oficina G3 começaram lá.

Pregador Zine: A Ruptura foi à primeira banda punk, ou existiram outras bandas antes dela?

R: Eu acho que foi. Paralelo a Ruptura e Ressurreição havia o Arrebite na boca (vocal feminino), não gravaram nada, o HxCxDxCx, chegaram a gravar uma fita demo, Tinha uma banda de carecas também.

Pregador Zine: Na questão da aceitação por parte das demais igrejas, havia espaço para as bandas punks?

R: Cheguei a cuidar do CMF da cidade de Guarulhos, em 2000, e existiam ainda preconceitos das igrejas.  Aí íamos à Comunidade Zadoque assistir shows punks e carecas, (risos). É lógico que lá tocavam outros gêneros dentro do underground também.


Roda punk

Shows de punk rock cristão em igrejas underground

Show de banda Punk cristã em ruas do subúrbio. 


FUTURO DO PUNK CRISTÃO

 Com a ferramenta da internet e os esforços de verdadeiros evangelistas que integram as bandas, muitos jovens passaram a conhecer o estilo e a ideologia através de documentários, vídeos e reportagens postadas nas redes sociais, blogs e sites especializados, além das comunidades, igrejas undergrounds que já são bem notáveis. E devido a isso dão continuidade ao movimento com novas bandas que surgem de norte a sul do Brasil todo tempo, ensinando o amor de Jesus. Por que Jesus de fato é o libertador e o verdadeiro revolucionário que  trás a solução para todas as mazelas que esse mundo manipulador tenta nos afundar. Jovens que levam a mensagem de Deus através do estilo. Não temem ao abrir suas bocas para expressar a mudança que Jesus fez em suas vidas e denunciam o que está errado, o que é injusto e não faz sentido. 

O Punk cristão em seus variados subgêneros ainda é uma criança que tem uma vida longa pela frente até a volta de Jesus.




Bibliografia
Fontes:
sites especializados
Colaboradores e entrevistados, o nossos agradecimentos:
Eduardo A. Teixeira, Angelica Epifane, Wagner Ressurreição, Venancio Junior, Kaka Ressurreição.
Fotos da internet de exibição pública.
Edição Pregador Zine N° 2, Publicação de capa, Maio de 2014.



11 comentários:

  1. Muito boa essa matéria, gostei de mais e quero conhecer mais sobre a cultura Punk Cristão. Conhecia o Antidemon e Militantes o resto é novidade e espero que cresça cada vez mais esse "bebê" no nosso senário nacional.

    PS: só fiquei chateado que não falou do Punk Cristão "Internacional" kkk se tiver bandas desse estilo internacionais estou interessado em ouvir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas. Vamos estar postando aqui assim que for possível uma matéria com bandas internacionais.

      Excluir
  2. Só acho estranho dizer que surgiram as primeiras bandas cristãs como The Crucified, Strongarm, Six Feet Deep, NxIxVx etc, sendo que o The Crucified junto com o The Lead, One Bad Pig entre outras vieram bem antes dessas bandas que no caso, surgiram bem depois, espero que tenham entendido meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação Sergio. Mas se você reparar Falávamos do JPUSA que deu origem as primeiras bandas, elas não estão em ordem cronológica entre si,apenas com relação ao JPUSA, fizemos apenas um resumo das bandas, por que o foco era falar da cena brasileira.

      Excluir
  3. Muito boa a materia. Vou deixar o link das musicas de banda protestantes de minas gerais pra quem quiser é só baixar

    http://www.mediafire.com/download/i575w51fg44wwdd/2004+Protestantes.rar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aew mano eu já tinha o som de vcs só q perdi... Há muito tempo procurava p baixar e consegui agora... Obrigado... Foi a primeira banda de "punk" cristão nacional q ouvi... Exatamente o estilo q procurava... Perfeito... Tem mais músicas fora estas...? Muito massa i son de vcs... "O caminho" e "Ouça" são as minhas preferidas...

      Excluir
  4. Queria saber un site p baixar todas essas bandas

    ResponderExcluir
  5. E parabéns pela matéria... Muito boa

    ResponderExcluir
  6. E parabéns pela matéria... Muito boa

    ResponderExcluir