sábado, 21 de março de 2015

RUPTURA, OS PIONEIROS DO PUNK/HARDCORE CRISTÃO NACIONAL

A história do Punk/hardcore cristão nacional se confunde com a historia dessa banda. Ruptura foi formada em 1989 na cidade de campinas interior de São Paulo por Késede - Vocal, Jaser - Guitarra, Venancio Junior - Bateria, hoje conta também com Venancio Neto que é filho de Venancio Junior, no baixo. 
Com vários trabalhos gravados ao longo de 26 anos de existência, a banda se mantém no seu estilo, interpretando com crueza e simplicidade, com arranjos bem cuidados e letras de contorno social, faixas que são de grande relevância.  
Conversamos com o baterista Venancio Junior a respeito dessa trajetória toda que eles vem trassando, quebrando tabus religiosos e abrindo caminhos para o evangelho e até mesmo para outras bandas que ao longo vieram a surgir, sendo eles uma forte influencia para várias gerações de bandas.  

Pregador zine: Vamos começar por onde sempre começamos... Pelo começo; Contem um pouco sobre o começo da banda, como tudo aconteceu?

Venancio Junior: Somos de Campinas, uma cidade bem próxima a São Paulo.
 Começou tudo mesmo em Outubro/89. Não tínhamos qualquer tipo de pretensão, nem de formar alguma banda.
Como sempre fazíamos, geralmente; juntava eu e meu irmão pra fazer um som e logo acabava. Mas, neste caso foi diferente porque o trabalho foi tomando forma e tocávamos de tudo, e o nome era Band'essência.
Em 91 sem qualquer intenção adotamos uma linha mais radical porque as letras se tornaram meio "enérgicas" e o nome não combinava também com esta nova postura e a sugestão do nome foi da Suze, esposa do Kesede, vocalista da banda.

Jeser (foto antiga). 

Venancio Junorr. (Foto antiga).

Pregador Zine: No começo rolava muito preconceito por parte dos religiosos com relação ao som que vocês faziam (fazem)?

Venancio Junior: O preconceito era total, na época o Roupa Nova era rock pesado. As igrejas ainda são preconceituosas, apesar de que nossa intenção nunca foi tocar em igreja e muito menos pra crente. Nem nós sabíamos o que éramos, daí nos disseram que tocávamos punk/hardcore. Comecei a rir, eu, punk?
O rótulo nunca foi uma preocupação, mas gostamos da sonoridade do punk/hardcore e também gostamos do que fazemos.

Késede (Foto um tanto mais recente).


Pregador Zine: Existiam outras bandas na época do começo da banda fazendo o mesmo som que vocês faziam (fazem)? Como era a cena na época, principalmente a cena local de vocês?

Venancio Junior: Existiam poucas bandas e as mais conhecidas eram; Antidemon, Berith, Trino, Justa Advertência e na nossa linha surgiu tempos depois o Ressurreição, Tessalônica que fazia cover nosso.
Nesta época tocávamos muito em bares e alguns espaços underground como o Refúgio do Rock em São Paulo, depois surgiu o CMF da Renascer.

Formação original

Pregador Zine:Em que ano lançaram o primeiro disco de vocês?

Venancio Junior: Era uma época difícil, conseguíamos no máximo gravar fita cassete que era mais barato. Com muito sacrifício e baixo custo lançamos a nossa fita-demo com 6 músicas RUPTURA, isto foi em 96.

Foto de alguma apresentação da banda anos atrás.


Pregador Zine: Havia alguma facilidade pra divulgar os trabalhos na época? Quais eram os veículos de comunicação que vocês usavam para esse fim?

Venancio Junior: Divulgar o trabalho há 20 anos atrás era extremamente difícil. Não tinha rádio pra divulgar com exceção de algumas rádios piratas, e foi numa dessas que tocamos pela primeira vez a nossa fita, na Alca FM. Os contatos eram todos por cartas, tínhamos até caixa postal. Lembro-me de um evangelismo que fizemos na fila do Hollywood rock e recebemos centenas de cartas e era uma alegria. Muitos receberam a mensagem via carta, sem sequer conhecerem a banda, mas conheceram Jesus que era o que importava.

Capa do EP "Calaboca já morreu" de 1998


Pregador zine: Quais os planos futuros da banda, algum trabalho novo já em vista?


Venancio Junior: Os planos para o futuro é continuar tocando. O meu filho que sempre acompanhou a banda desde que nasceu, hoje ele toca o baixo, isto pra mim é um prazer imenso. Temos um trabalho cheirando nenê, só falta gravar e mandar pro espaço. Agora é moda, armazenar em nuvem, então, vamos seguir a tendência.

Fotos recentes


Fotos recentes


    
                        
Fotos recentes


Fotos recentes


Pregador Zine: Gostaria que deixassem uma mensagem a e pra rapaziada que lê o blog e as suas considerações finais.

Venancio Junior: Pra quem toca, a maior motivação é lembrar sempre de quem está no comando e pra quem é todo o esforço. Pra Deus, claro! Ele é a razão da existência e não faz sentido perder este foco. E pra quem não toca, interceder a Deus pela galera que se dedica, e ajudar com muita humildade naquilo que for preciso, não importa se é muito ou pouco, pra Deus tem o mesmo peso.


Formação atual: Venancio Neto, Venancio Junior, Késede e Jeser.





2 comentários:

  1. Show!! Conheci o ruptura em 1999. Vieram aqui no RJ. A energia da banda era ótima. Guardo com muito carinho a fita k7 da banda.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores shows que fizemos foi no RJ. Pela receptividade, pelo carinho, pela galera, pelas tias do rango. Cara, inesquecível!! Saudades de Jesus, o terráqueo, aquele preto brilhante sensacional.

    ResponderExcluir