domingo, 5 de abril de 2015

CRUSH - PELA PRIMEIRA VEZ EM BELÉM!

      Formada em 23 de agosto de 2006, hoje conta com Roberto Junior (vocal), Jota-R Bastos (baixo), Manuel Sales (guitarra) e Bruno (Bateria), Crush, banda de punk Crust/hardcore cearense, nasceu com o desejo de propagar a mensagem de Deus através de seu som.
Roberto, Bruno, Sales e Jota R.

 Seu som sofre forte influencia das bandas punks dos anos 80, com letras que abordam fragilidade humana, manipulação da sociedade pela mídia, injustiças políticas e sociais, mas sempre com base na palavra de Deus. Possuem em sua formação dois membros que são pastores em suas igrejas.
   Trás na bagagem seu último disco físico “Garoto Suburbano” com oito faixas, além de “Voz da Periferia” gravado ao vivo em um evento que levava o mesmo título do disco, disco esse, lançado ano passado apenas para baixar na internet.
   E para nossa alegria, vão estar em Belém no dia 11 de Abril para o Punkadaria Fest, festival esse que vai reunir cinco bandas, na Comunidade Cabal, sendo quatro locais ( Súplica HC, Filadélfia HC, Discípulos de Evan e Confronto Interior). Batemos um papo a respeito dessa vinda deles a capital paraense e sobre a própria banda, confira a seguir!

Cartaz Oficial do Festival Punkadaria Fest

Pregador Zine: Cara, antes de falar da vinda de vocês a Belém, vamos falar um pouco de como vocês se conheceram e como surgiu a ideia de se reunir pra fazer uma banda?

Jota R Bastos: Eu vim do meio secular e quando me converti conheci o Junior e o Sales que também tinham vindo de uma banda secular. Fui convidado a tocar em banda cristã, e eles tocavam em outra banda... Daí tocávamos nos mesmos lugares e até fizemos parte da mesma igreja. O bruno conhecemos depois porque também tocou em outra banda que tocava junto com as nossas nos eventos.




Pregador Zine: O nome da banda era Crush Hell Machine, (C.H.M) no começo. Por que houve a mudança para apenas Crush?

Jota R Bastos: Quando entrei na banda ela tinha esse nome, e a idéia foi muito massa! Que seria pra significar “máquina de esmagar o inferno”. Só depois percebemos que tinha um grave erro de concordância, dai veio a idéia de usar só o C.H.M, mas ficaria o mesmo sentido errado, e por aqui todos só chamavam a banda de Crush, então veio finalmente a ideia de usar apenas o “Crush” que quer dizer “esmagamento” e tem a ver com a proposta da banda


C.H.M era como se chamava a banda antes de optar por apenas Crush.

Pregador Zine: Como a banda é vista pela cena secular punk local, vocês costumam ter um bom relacionamento com punks ditos seculares, ou é vocês lá e nós cá?

Jota R Bastos: A Crush é muito bem aceita no meio secular, e olha que a banda é explicitamente cristã. Tanto somos convidados a tocar em vários eventos seculares, como tem um lance de trocarmos umas idéias tanto com a galera secular em geral e com as bandas. Inclusive tem até umas de anarco-punks bem radicais que curtem muito a Crush. Chegamos a tocar mais com as seculares do que com as cristãs.



Pregador Zine: Felem um pouco sobre a discografia da banda. Quantos registros a banda tem até o momento?

Jota R Bastos: É sempre muito difícil pra gente gravar. Mais por falta de grana. Tem o primeiro CD chamado “Cegos e paranoicos”, que era outra formação e o som ainda não era o que a banda queria realmente fazer, tanto que o segundo chamado “Garoto suburbano” é uma regravação de algumas músicas do primeiro. Temos o ao vivo que foi gravado no Bom Jardim, e estamos a algum tempo querendo gravar um novo que se chamará “Pedrada”. Musicas temos pra fazer uns dois CDs e cheios, mas como disse, falta a grana. E DVDs, temos dois; um gravado em Recife no Underblood e esse do Bom Jardim.

Encarte do CD Garoto suburbano, agora com nome Crush feito especialmente para o Punkadaria Fest

Pregador Zine: A vinda de vocês a Belém é algo que vai fortalecer muito a nossa cena local cristã, a expectativa nossa é bastante grande com relação a isso. Qual a expectativa da banda com relação à vinda ao Punkadaria Fest?

Roberto Junior: Cara sobre a ida para Belém para nós está sendo algo muito importante, porque já tivemos uma experiência de ir tocar fora do nosso estado em Recife, mas na ocasião fomos meio que de carona, agora sabemos que somos esperados como a principal banda do evento, e isso nos dar uma responsabilidade bem maior. Em Recife mesmo indo, como falei, meio que de carona, houve uma grande repercussão por la, bandas surgiram, a cena nesse segmento cresceu e a expectativa com Belém para nós é que ocorra algo ainda maior, até porque, ai já existe uma cena forte nesse segmento.



Jota R Bastos: Massa! Ei, complementando o que o Junior falou, estamos super empolgados e trabalhando pra fazer algo especial pra vocês de Belém. E será algo pra fortificar mais ainda o eixo norte nordeste!

Pregador Zine: Aqui a maioria do público que comparecerá ao Punkadaria Fest já conhece vocês através das redes sociais. Mas ainda sim nunca houve um contato direto em show ao vivo. Qual pode ser a expectativa dessa rapaziada, na maioria jovens, o que eles podem esperar da banda ao vivo?

Roberto Junior: Bom cara, ai é a terra do açaí não é? E o açaí é forte energético natural não é isso? Então sugiro que essa galera tome bastante açaí porque o negocio vai ser louco! Queremos rodas alucinantes, a galera pode esperar por um show intenso, forte e vibrante! Pretendemos fazer um show inesquecível tanto para eles como para nós.

Jota R Bastos: Cara o som da gente ao vivo é bem lenhada, e também temos umas performances. O lance da máscara e o visual também é bem chocante (risos), a idéia é de não deixar ninguém parado!

Pregador Zine: Para as pessoas que gostam de guardar uma lembrança das bandas, colecionadores como eu, vocês vão estar trazendo material pra rapaziada adquirir?Cds camisetas, adesivos, etc?

Jota R Bastos: Ainda sobre a pergunta anterior; a adrenalina de tocar ao vivo deixa as músicas ainda mais loucas, vocês vão ver isso, por exemplo, em garoto suburbano.  

E sim, estaremos levando material: Cds, Dvds e Camisas... E também meu zine o “Cuspe nos olhos”


Roberto Junior: To levando o meu também “Ultrajante zine”. Fizemos camisas especialmente para levar para esse evento.
Garoto suburbano, mascote da capa do CD.


Pregador Zine: Pra gente encerrar, gostaria que deixassem uma mensagem para os leitores do nosso web zine e para rapaziada que vai comparecer ao Punkadaria Fest e suas considerações finais, por favor.

Jota R Bastos: Queria agradecer a você Paulo, por mais essa iniciativa, e é por servos de Deus como você que o ide acontece!   Agradecer a galera que vai comparecer dando força a banda e a cena, e principalmente a Deus por nos dar a honra de levar sua palavra a mais um lugar. Até logo galera! E vamos fazer umas rodas punks furiosas! Estamos orando aqui e vocês ae... Creio que vai ser uma benção!

Roberto Junior: Cara, mais que show, queremos mostrar para a galera que é possível realizar coisas grandes para Deus. Somos livres para isso, não se deixem intimidar pela oposição e perseguições desse mundo, porque nós estamos do lado de quem já venceu ele.  E realmente estamos muito gratos a Deus e a todos que ele tem usado para realizar esse grande mover.


Nenhum comentário:

Postar um comentário